quinta-feira, 3 de julho de 2008

Rio 2016 - Um sonho quase real


O Rio de Janeiro foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como cidade candidata aos Jogos Olímpicos de 2016, junto com Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).

O projeto de trazer as Olimpíadas para o Brasil não começou do dia pra noite, como muitos podem pensar, mas é um sonho antigo e que já vem sendo alimentado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) há pelo menos 15 anos.

A primeira candidatura que o Brasil apresentou foi para sediar as Olimpíadas de 2000 e para isso apresentou o projeto Brasília 2000, no qual a Capital Federal seria a sede dos jogos. O projeto foi muito criticado na época e recebeu pouco apoio da população. Tanto era ruim, que o COI nem sequer aceitou o pedido de postulação.

Como assim?! Eu explico. Antes de uma cidade ser candidata à sede de uma Olimpíada, ela precisa enviar um projeto ao COI e se este aceitar e aprovar o projeto, a cidade recebe o nome de cidade-postulante ou cidade-aspirante. Nesta fase, as cidades estão autorizadas a lançarem logotipos próprios de cada postulação, mas não podem usar nem fazer alusão em seus logotipos aos aros olímpicos (que é marca registrada do COI). Depois da aceitação como cidade-aspirante, é feito o primeiro corte de cidades para, a partir de então, ficar decidido quais as cidades que serão efetivamente, cidades-candidatas (é a fase que eles chamam de short-list). Entrar no short-list e ser cidade-candidata mostra que seu projeto possui alguma credibilidade para seguir na disputa e que há uma grande possibilidade das cidades que passam a essa etapa sediarem os Jogos Olímpicos.

Voltando ao projeto Brasília-2000, este não foi aceito pelo COI nem como cidade- aspirante, sendo o Brasil obrigado a retirar o seu projeto da disputa. Quer dizer, ele nem entrou na disputa! Quem ganhou foi Sydney (Austrália), que pode gabar-se de haver sediado os melhores Jogos Olímpicos da Historia.

Depois dessa vergonha internacional, o Brasil aprendeu a lição e lançou mão da candidatura do Rio de Janeiro com o projeto Rio 2004. Esse novo projeto era audacioso. Trazer as Olimpíadas para a segunda maior cidade do maior país da América do Sul. A opinião publica se dividiu. Muitos estavam a favor. Muitos outros estavam contra. O Rio é muito violento. A Baia de Guanabara está poluída. Tem criança passando fome nas ruas. Tem assalto. O Rio nunca vai conseguir. Muitas coisas foram ditas, mas a verdade é que o Rio estava ali dando o primeiro passo rumo à conquista final. É claro que o Rio não tinha a menor chance de ganhar aquela disputa. Por vários motivos. Pela força política e econômica das outras cidades-aspirantes (vide Roma e Atenas), pelo projeto não ter sido bom (planejavam pôr a Vila Olímpica ao Lado da Baia de Guanabara, perto das favelas da Linha Vermelha), e também pelo fato do governo não haver dado o apoio necessário para tal disputa. Nesse concurso, o Rio foi aceito como cidade aspirante, mas não chegou a ser cidade-candidata. Atenas ganhou o direito de sediar as Olimpíadas de 2004. Todo o mundo esperou tanto pra ver os Jogos voltarem ao seu lugar de origem e o que vimos foram Jogos modestos, com muitos erros em sua organização e muito aquém do que todos esperavam. Zeus Olímpico não ficou satisfeito com esses Jogos...

A disputa para os Jogos de 2008 passou em branco para o Brasil. Não houve participação nossa. Sabemos que Pequim ganhou e estamos torcendo pelo povo chinês, que sabe organizar grandes espetáculos como ninguém.

Mas, depois do duro golpe do projeto Rio 2004, o COB decidiu acordar e ver o que estava dando errado. E viram que não se conquista uma Olimpíada do dia para noite. Primeiro, é preciso mostrar que somos capazes de sediar eventos esportivos, ou seja, primeiro se mostra a capacidade e depois se pede a oportunidade. E foi então que criaram o vitorioso projeto de trazer os Jogos Pan-americanos ao Rio de Janeiro em 2007, no qual a nossa cidade venceu a disputa com a cidade de San Antonio, nos EUA. Especulou-se muito antes do Pan, mas a verdade é que foi um sucesso e o mundo reconhece isso, tanto que por causa da bem sucedida organização dos Jogos Pan-americanos, o Rio de Janeiro passa ao status de cidade-candidata pela primeira vez.

Ok, mas quais as chances que temos diante de países como: EUA, Espanha e Japão?!

Muitas. Muitas chances.

Eis os motivos:

- O COI já demonstrou publicamente que deseja que os Jogos Olímpicos venham a América do Sul e hoje em dia, o Rio de Janeiro é a cidade mais bem preparada para receber um evento deste porte.

- Tóquio tem muito dinheiro e promete jogos compactos, porém tem dificuldades na diplomacia e esta faz a diferença numa disputa como essa. Sem falar que como os Jogos de 2008 serão na vizinha China, o COI provavelmente não vai querer pôr os Jogos na Ásia novamente após oito anos.

- Madri possui o melhor projeto e a Espanha possui um excelente histórico (vide os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992), porém não deve ganhar, pois quatro anos antes os Jogos serão sediados pela Inglaterra (não vão pôr duas Olimpíadas seguidas na Europa).

- Chicago tem projeto audacioso que inclui estádio desmontável e tudo, mas na verdade não possui muitas instalações esportivas. É a grande favorita porque está na América e porque está nos EUA (e não é preciso falar mais nada a respeito).

Mas o Rio de Janeiro pode ganhar de Chicago, pois os Governos daqui se uniram e os de lá, não estão dando a mínima para o projeto, além de que o Rio hoje possui 56% das instalações esportivas prontas e mais 20% das obras de infra-estruturas irão sair do papel com ou sem Olimpíadas. Sem falar no Pan de 2007, no qual fizemos o dever de casa.


Então, eu aposto sim todas as fichas no Rio! Se o COI quebrou um tabu levando as Olimpíadas de 2008 à capital de um país socialista que viola os direitos humanos, por que não traria os Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro?!

Só por que temos favelas?!

Um comentário:

Rog's gonna do...in 2008 ! disse...

se o querido sr. escritor deposita todas as suas fichas, eu vendo a minha casa uahauha

lógico, que iremos conseguir ! Temos sim infra pra isso e mtos projetos em andamento que podem ser absolutamente favoráveis para o alcance do nosso sonho ! Eu amo esporte, sempre quis ver o meu país no momento que ele está agora...sempre me orgulhei em ser brasileiro, mas agr mais do que nunca, nosso país está decolando...

Podemo sim, ter uma Olimpíada aki e isso não é mais uma ilusão atualmente...

Será o máximo, termos as nossas emoções renovadas, já que o Pan de 2007 foi realmente uma experiência maravilhosa e inesquecível para as nossas vidas...

...até para quem hablou en español com a esgrimista ou até mesmo ter falado inglês com a atleta de nado sincronizado...uiahuiahuiaha

momentos fodas que vivemos e que tivemos o prazer de ser brasileiros...pois éramos lembrados como um país tropical, não pelo país da violência e do caos na política...

viva o Brasil e boa sorte pra ele nessa disputa!!!