segunda-feira, 6 de outubro de 2008

As Sereias do Império Serrano



A partir de hoje, postarei aqui uma análise que fiz dos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro para o carnaval de 2009. Espero a opinião de todos!





O Império Serrano é uma escola que surgiu na década de 40, muito tradicional no carnaval do Rio, mas que nos últimos anos não vem apresentando grandes desfiles. Isso se deve à maneira de como a escola vinha sendo administrada. Hoje o Império parece estar renascendo, buscando se reestruturar para voltar a lutar por títulos. Afinal, é a escola da Serrinha, de Madureira, de Dona Ivone Lara, do grande compositor Silas de Oliveira e de tantos outros bambas. Pensando em resgatar o seu passado, a escola optou por uma reedição para o próximo carnaval.



Quando a LIESA ofertou 500 mil reais de patrocínio à escola que reeditasse um samba no carnaval de 2009, muitas se interessaram, mas só o Império decidiu por esse caminho. Ótimo. O Império tem uns dos melhores sambas de todos os tempos e possui inclusive o samba que é chamado de “hino dos sambas-enredo” que é “Aquarela Brasileira”, de Silas de Oliveira; que já fora reeditado no carnaval de 2004.



Sabendo que samba bom não faltaria para o Império, o mundo do samba ficou especulando qual enredo o Império reeditaria. Falou-se em reeditar “Heróis da Liberdade” (1969), “Bum bum paticumbum prugurundum”(1982) ou até mesmo “Os Cinco Bailes da História do Rio” (1965); porém o Império surpreendeu a todos escolhendo o samba do carnaval de 1976, chamado “A lenda das sereias, rainhas do mar”, que a carnavalesca Márcia Lage (esposa de Renato Lage) mudou convenientemente para “A lenda das Sereias e os Mistérios do Mar”.




O enredo promete abordar os fascínios do mar, levando para o lado místico e não vai se limitar a falar somente das sereias, como era o enredo original de 1976.




Porém, fica a pergunta: esse enredo será suficiente para fazer o Império ficar no Grupo Especial? Eu tenho dúvidas. Talvez fosse o momento de jogar pesado e apresentar um samba mais conhecido e mexer com a emoção do imperiano. Mas a carnavalesca garante que o enredo dará um ótimo visual na avenida e que o samba é bom. Então, é esperar para ver. Ver o Império de cara nova, com samba antigo e ver também como se sai a carnavalesca, que pela primeira vez assinará sozinha um carnaval no grupo Especial.


2 comentários:

Juwer disse...

Torço para que a escola da serrinha volte a fazer um grande carnaval.
O enredo pode render mas nao sei se confio mt na carnavalesca em voo solo.

Unknown disse...

Sem brigas internas minha escola tem chão, vamos lá Império...