sexta-feira, 13 de junho de 2008

Licença para fumar 2 – A Nova Lei

Falar de cigarro é comigo mesmo. Sou defensor da proibição do uso do cigarro em lugares fechados públicos (o que já ocorre). Mas não julgo as pessoas que fumam. Cada um faz o que quer da sua vida e do seu corpo. Eu só me meto quando o problema de cada um invade o espaço que é do outro (ou dos outros). E se esse espaço é do outro é meu também e ai eu tenho que me manifestar!

Cresci vendo meu pai fumar. Ele parou. Estranho é dizerem que as crianças podem se influenciar pelos pais quando estes são fumantes e se tornarem fumantes também. Pode ser que isso ocorra realmente. Mas comigo o que aconteceu foi justamente o inverso. De tanto sentir cheiro de fumaça, criei aversão ao cigarro e inclusive desenvolvi uma séria alergia. Não é mais questão de não gostar. Agora, mesmo que eu quisesse fumar, não poderia.

A questão é que foi aprovada uma lei no ultimo mês de maio que proíbe o uso do cigarro em ambientes fechados privados. Essa lei me chamou a atenção, já que se um ambiente é privado, supõe-se que essa lei não deverá ser cumprida. Ou haverá fiscalização para punir os fumantes em todos os ambientes fechados e privados da cidade?!

Na verdade, com essa história toda de cigarro, voltamos à velha pergunta:

Para que servem as leis se ninguém as cumpre?!

Não precisa me responder.

Nada vai mudar e eu vou continuar fumando o cigarro alheio que nem antes...

2 comentários:

Desireé Vila Verde. disse...

Oi Rodrigo!! E a polêmica continua... rs. :)
Meu "caso" é igualzinho ao teu: cresci com fumante[s] ao meu redor e me tornei, não uma viciada, mas uma pessoa totalmente contra o cigarro e os fumantes. Além de também, alérgica! Sempre dou uns berros com minha mãe, meu tio, minha tia [quando ainda era fumante], meus amigos, os amigos da minha mãe. Todo mundo que, infelizmente, não tem a menor consideração com quem não tem o mínimo interesse de compartilhar de seu vício nada saudável.
Feliz eu vou ser quando tiver meu próprio lar onde vai imperar, soberana, a lei: É PROIBIDO FUMAR!! E não tenho dúvidas que neste caso exclusivo dará certo pois no quesito "cigarro", sou quase uma tirana!

:)

Beijo, meu querido escritor!!!

Rog's gonna do...in 2008 ! disse...

Dá uma raiva qdo vc está num lugar, reservado e do nd vem uma fumaçaa

¬¬

q ódio !

mas é akilo, kd um faz o que quer com o seu corpo...exceto invadir o meu ou o espaço de qm odeie cigarro...

:s

enfim, foi bom a lei existir..mas falta ainda pulso firme dos donos dos estabelecimentos a cumprirem a lei existente...msm que isso possa causar prejuízo a eles !

enfim, abaixo o cigarro e assim como a sua amiga, tb sou TIRANO !

haha