domingo, 24 de agosto de 2008

Qual o futuro do esporte brasileiro?


Acabaram os Jogos Olímpicos de Pequim. E mais uma vez vemos uma participação brasileira muito discreta. Esperávamos mais, ainda mais depois de termos sediado os Jogos Pan-americanos. Mas, Olimpíadas é outro assunto. De 4 em 4 anos vemos atletas ganharem medalhas, quebrarem recordes e o Brasil, com raras exceções, sendo apenas figurante.

Talvez seja o momento do Governo Federal acordar e começar a investir no esporte. É possível transformar o Brasil numa potencia olímpica e ser não tão somente o país do futebol, mas também o país dos outros esportes.

Poderiam ser criados pólos esportivos nas diversas regiões brasileiras, visando o desenvolvimento e o surgimento de atletas capazes de brigarem por medalhas. Se a Jamaica, que é menor do que o Estado do Rio de Janeiro, ganha mais medalhas do que o Brasil, um país maior do que a Europa, é porque algo está errado com a nossa política desportiva (ou que a dos jamaicanos é muito boa). Alias, a política desportiva no Brasil é quase inexistente...

É hora de acordar! Tem muita gente boa querendo brilhar no alto do pódio esperando somente uma oportunidade.

Olimpíadas no Brasil seria ótimo e eu apoio essa iniciativa. Mas, pensemos bem: não vamos também preparar atletas para quando esse dia chegar? Ou vamos gastar bilhões de reais sediando um evento para que os outros países venham vencer barreiras, quebrar recordes e serem campeões em terras brasileiras?! Se é somente pra ver de perto a vitória alheia, sai bem mais em conta ver pela televisão os Jogos Olímpicos em qualquer outro lugar do mundo...

Um comentário:

Rog's gonna do...in 2008 ! disse...

Investimento, é essa a palavra do sucesso !

com apoio, estrutura e todos os subsídios necessários, o Brasil pode sim se tornar uma potência em diversos outros esportes, sem ser o futebol. A China trabalhou todos esses anos e está aí, uma grande rival para os norte-americanos, será que alguém esperava isso?

O objetivo é dar chance a quem quer ser alguém, já que aki só é bem sucedido quem estuda ou qm joga futebol, vms acabar com essa hipocrisia é olhar os brasileiros como um todo, pois a união faz a força.

Tb apóio as olimpíadas aki, mas pra isso, teremos que nos preparar para termos bons resultados. Os resultados do Pan não sao suficientes para medir a nossa qualidade, pois como concorrentes diretos, tínhamos apenas os EUA, Com Cuba e Canadã correndo mt por fora.

O recado é: respeite e ajude quem quer brilhar...aí sim, teremos uma Olimpiada decente no nosso pais !